Redator web do zero: guia prático para começar!

Depois de apresentar uma visão realista, porém meio cáustica, da minha querida profissão, nada mais justo do que trazer um guia de como ser um redator web.

A ideia é mostrar os passos que você deve seguir para se tornar um freelancer de produção de conteúdo.

Desde o que estudar, passando pela montagem do portfólio, até as opções para encontrar seus primeiros clientes.

Sei que muita gente quer começar a ganhar dinheiro escrevendo textos para a internet e não sabe por onde começar.

Mas, quando terminar de ler este artigo, você vai saber exatamente o que é preciso fazer!

O que um redator web faz?

Um redator web é o profissional especializado na criação de textos para a internet, principalmente artigos para blogs, e-books e textos para sites em geral.

A profissão de redator web não é regulamentada, portanto, não é obrigatório ter uma formação específica para atuar na área.

Conheço redatores excelentes com formações que, a princípio, não têm relação com a escrita, como Engenharia Civil, Fisioterapia, Matemática, Logística e Técnico em Eletrônica.

Por outro lado, tenho notado que muitos profissionais de Letras, Jornalismo, Comunicação Social e áreas afins vêm migrando para a redação web, o que é fácil de entender.

Como se tornar um redator web freelancer

Um redator web freelancer presta seus serviços de forma autônoma, sem vínculo empregatício. É possível conciliar os projetos com um trabalho fixo ou ser redator em tempo integral (como eu).

Veja os quatro passos que você deve seguir para trabalhar como freelancer de redação web.

1.Se prepare

O primeiro passo para começar a trabalhar como redator é aprender a escrever textos de qualidade, de acordo com a estratégia e objetivos de cada cliente.

Isso começa por entender e seguir as instruções passadas pelo cliente para a redação do texto.

Esse direcionamento pode incluir o público-alvo, linguagem a ser empregada, palavra-chave para SEO e referências.

O redator precisa ter boas habilidades de pesquisa, para garantir informações atuais e corretas, a partir de fontes confiáveis.

Também é importante saber produzir textos que funcionem para Search Engine Optimization (SEO).

Explicando de forma extremamente sintética e resumida, SEO é um conjunto de práticas que aumentam a probabilidade de uma página aparecer nos primeiros resultados para determinada busca no Google.

Cursos e certificações gratuitas

Veja agora alguns cursos e certificações gratuitas que você pode fazer para ter uma formação inicial como produtor de conteúdo online.

Curso de Produção de conteúdo para web da Rock Content

Curso gratuito de produção de conteúdo da Rock Content, empresa que é referência em marketing de conteúdo no Brasil. Tem duração total de 2h30 e oferece certificado de conclusão.

Para obter o certificado (gratuito) é preciso ter no mínimo 70% por cento de acerto em uma prova online composta por 60 questões de múltipla escolha.

Confira a grade do curso:

  • Módulo 01 – Apresentação
  • Módulo 02 – O que é produção de conteúdo para web
  • Módulo 03 – Conceitos básicos de marketing de conteúdo
  • Módulo 04 – Planejamento de Conteúdo
  • Módulo 05 – Redação para web
  • Módulo 06 – Revisão para web
  • Módulo 07 – Case de sucesso

Certificação de Inbound Marketing da Hubspot

A certificação em Inbound Marketing da Hubspot apresenta os principais conceitos da metodologia inbound, na qual os textos criados pelo redator web são essenciais.

Para obter o certificado, é preciso acertar no mínimo 45 questões da prova, de um total de 60 perguntas, em no máximo uma hora.

Além de proporcionar conhecimentos importantes ao redator iniciante, a certificação da Hubspot é valorizada no mercado de marketing de conteúdo.

Módulos da Certificação em Inbound da Hubspot

  • Introdução
  • Fundamentos de inbound marketing
  • Planejamento de estratégia de conteúdo a longo prazo
  • Como criar um post de blog
  • Criação de grupos de tópicos e páginas pilares
  • Para entender as mídias sociais
  • Desenvolvimento de uma estratégia de crescimento conversacional
  • Estratégia de conversão
  • Entendendo o lead nurturing
  • Sintonia entre marketing e vendas
  • Aplicação de uma abordagem de marketing de cliente

Curso Open SEO da Conversion

Embora não dê certificado, vale a pena fazer esse curso gratuito da Conversion para ter uma visão geral sobre SEO.

O curso foi gravado em 2012, mas seu autor, Diego Ivo, adicionou comentários ao final de cada aula explicando o que mudou e o que permanece atual no conteúdo.

Conteúdo do curso de SEO grátis da Conversion

  • Introdução ao Open SEO (2020)
  • Aula 1: Psicologia e Filosofia do SEO
  • Aula 2: SEO On Page 1- Elementos Header e Autoridade
  • Aula 3: SEO On Page II e Links Internos
  • Aula 4: Cauda Longa e Pesquisa de Palavras-chave
  • Aula 5: Arquitetura da Informação SEO
  • Aula 6: Estratégia de Conteúdo em SEO
  • Aula 7: O poderoso Link Building
  • Aula 8: SEO White Hat vs Black Hat
  • Aula 9: Ferramentas de SEO
  • Aula 10: Gerenciando Projetos de SEO

2.Escolha um nicho

Depois de aprender a forma correta de criar textos para a internet, é hora de decidir sobre o que você vai escrever.

Alguns redatores se definem como generalistas, ou seja, topam escrever sobre qualquer assunto.

Mas acho que se você escolher um ou alguns temas, fica mais fácil. Inclusive na etapa seguinte, que é a criação do portfólio.

Para escolher um nicho, você pode considerar tanto os assuntos que domina quanto aqueles pelos quais se interessa.

Por exemplo, se você fez ou faz faculdade de Nutrição, pode escolher o nicho “saúde”, que é bem amplo, e se especializar em conteúdos sobre propriedades dos alimentos, dietas etc.

Ou, se você gosta de cultivar plantas e adquiriu conhecimento prático nessa área, pode escrever sobre jardinagem.

Aqui é importante deixar claro que existe demanda para produção de conteúdo sobre os mais variados nichos.

3.Monte um portfólio de textos

Na hora de contratar um redator freelancer, em geral o cliente quer ver amostras de textos, para conhecer a qualidade do serviço.

Por isso, depois de ter estudado e praticado bastante, chegou o momento de criar alguns artigos para montar seu portfólio, considerando o nicho que você escolheu.

Há diferentes meios para criar esse portfólio, como vamos ver.

Google Drive

O Google Drive é o serviço de armazenamento em nuvem do Google. No Google Drive você tem inclusive um editor de texto gratuito, o Google Docs.

Então, você pode criar os artigos com o Google Docs e enviar os links quando um cliente solicitar.

A desvantagem desse método é que seu portfólio não ficará exposto, diferente das alternativas que vamos ver a seguir.

Site profissional ou blog

Ter seu próprio site ou blog é excelente para desenvolver suas habilidades de escrita web e SEO, além de servir como um portfólio online.

O ideal é comprar um domínio e contratar uma hospedagem, o que sai por menos de 200 reais ao ano.

Mas, se não der para fazer esse investimento agora, você pode criar um blog gratuito no WordPress.com ou usar as próximas alternativas.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada ao mundo do trabalho.

Lá você pode publicar artigos relacionados ao seu nicho, além de aproveitar a rede para criar conexões com outros profissionais e clientes em potencial.

Medium

O Medium é uma plataforma de publicação de conteúdo que funciona ao mesmo tempo como uma rede social e como um blog gratuito.

Contently

A Contently é uma plataforma na qual você pode montar um portfólio a partir dos links de textos já publicados.

4.Encontre os primeiros clientes

Agora que você já sabe como escrever textos com SEO para a internet e até já montou um portfólio, é hora de conseguir seus primeiros clientes e começar a ganhar dinheiro.

Veja como encontrar os primeiros jobs:

LinkedIn

Muitas empresas utilizam o LinkedIn quando precisam de freelancers para seus projetos.

Para ter acesso às oportunidades, é importante ter uma presença ativa na rede, por meio de postagens, artigos e interagindo com os conteúdos de outros profissionais.

Grupos no Facebook

Existem grupos de redatores e sobre temas ligados ao marketing digital no Facebook, onde também é possível encontrar oportunidades.

Site profissional ou blog

Se você fizer um trabalho contínuo de SEO no seu site ou blog, a médio e longo prazo atrairá clientes que procuram o serviço de redator no Google.

Plataformas

As plataformas são o caminho mais rápido para encontrar freelas de redação web. De modo geral, o propósito de uma plataforma é conectar profissionais e clientes.

Cada plataforma tem um sistema de funcionamento e algumas cobram uma porcentagem sobre os ganhos do freelancer.

Conheça 6 plataformas onde você pode encontrar trabalho como redator:

Algumas plataformas exigem que o freelancer tenha CNPJ e emita nota fiscal eletrônica. Para isso, o caminho mais simples e rápido é se formalizar como MEI.

Quanto cobrar por texto?

O jeito mais comum de precificar os serviços como redator web é por palavra. Vamos supor que você comece cobrando 7 centavos por palavra.

Dessa forma, você vai receber 35 reais por textos de 500 palavras, 70 reais por textos de 1.000 palavras e assim por diante.

Tem um post completo aqui no blog sobre quanto cobrar como redator freelancer.

Espero que o artigo tenha tirado suas dúvidas e sirva como um guia para iniciar sua carreira de redator ou redatora web.

Aproveite e deixe um comentário me dizendo o que achou das dicas, seu feedback me ajuda muito!

4 comentários em “Redator web do zero: guia prático para começar!”

  1. Sensacional! esse artigo que deu dicas para quem quer começar como retador Web. Precioso todos os parágrafos colocados para que Redator tenha sucesso.

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